Problemas de ti

Uma boa infraestrutura de TI é essencial para a maioria das empresas. Se encarada como estratégica, vai além e potencializa o crescimento de todo o negócio. Ao mesmo tempo, começam a surgir problemas, a operação da empresa pode começar a emperrar e o que era para gerar mais eficiência acaba gerando dor de cabeça no atingimento dos resultados financeiros.

Com base na nossa experiência com as centenas de clientes que já atendemos, percebemos que existem problemas que aparecem com mais frequência e que são os que mais geram prejuízo nas empresas.

Inclusive, parte do processo de outsourcing de ti envolve o levantamento de necessidades, então esperamos que possa se identificar com algum dos problemas abaixo!

Problemas de Integração

A todo momento novas tecnologias estão sendo lançadas e às vezes elas não se comunicam bem com sistemas e aplicações mais antigas.

Isso pode resultar em duplicidade de dados, que, por sua vez, gera retrabalho já que é preciso olhar os mesmos dados em mais de um local.

Perda de Dados

Se você já deletou sem querer algum documento, imagine se acontecer uma queda de energia, queda de servidor ou algum outro incidente mais relevante?

Isso mostra a importância de se ter uma infra consistente de backups e recuperação de dados. Não fazer backups custa bastante dinheiro, mas muitas empresas não se dão conta disso.

Um relatório da Verizon mostra que uma simples perda de 100 arquivos de uma empresa custa em média de 18 mil a 35 mil.

Você disposto a pagar por isso ou ao invés se prevenir de forma bem mais barata por algo que vai acontecer inevitavelmente?

Incidentes Não Identificados

A maioria das empresas não possui um processo estabelecido de identificação de incidentes.

Em outras palavras, quando surge algum problema novo de TI as PMEs não sabem resolver e isso pode significar prejuízo pelo tempo improdutivo.

Encontrar a causa raiz de um problema pode ser complexo e envolver uma expertise que sua empresa não possui.

Violação de Dados

Hackers estão ficando cada vez mais sofisticados e PMEs estão sendo cada vez mais alvo de ataques infelizmente. A qualquer momento seu site pode sair do ar e você nem saber porquê.

Alguns dados que mostram o quão frequentes são os cyber-ataques:

  • PMEs são alvo de 43% dos cyber-ataques
  • Apenas 14% das PMEs sabem lidar com eles
  • 60% dos negócios vão à falência 6 meses depois de um ataque cibernético

Segundo uma pesquisa do Ponemon Institute, 50% da PMEs foram atacadas por hackers em 2016.

Pense em todas as senhas, conversas confidenciais, dados de clientes e empregados…

E se algum hacker capturar esses dados?

Perdas por Falta de Estratégia

Na nossa experiência, geralmente a área de TI e os donos do negócio geralmente não estão alinhados.

O líder pode enxergar muito bem o para onde o negócio está indo, mas geralmente não trabalha em conjunto com TI para saber as novas demandas tecnológicas que as metas do novo cenário exigem.

Um exemplo clássico são os problemas de falta de capacidade de dados e de infraestrutura em geral (internet, rede e etc) que surgem, o que gera – mais uma vez – prejuízo pelo mau direcionamento dos recursos.

Falta de Manutenção

Sistemas em geral precisam de manutenção regular para garantir que estão rodando de forma correta e segura.

Mais uma vez, percebemos que boa parte dos clientes que chegam até nós não possuem uma rotina de manutenção de TI, então quando o problemas aparecem já é tarde demais para evitar prejuízos para o negócio.

E você?

Tem algum problema de TI que você enfrenta na sua empresa que não citamos neste artigo? Compartilhe conosco para tornarmos esse artigo ainda mais rico!