Rede Social Corporativa é uma plataforma de comunicação que funciona como uma rede social comum, só que é destinada apenas ao uso fechado de colaboradores de um setor, de uma equipe ou de toda uma empresa.

Nessas redes, os funcionários podem discutir projetos, sugerir novos produtos ou aperfeiçoar os produtos e serviços já existentes, desenvolver novos conceitos, entre tantas outras possibilidades.

Empresas que apostaram na rede social corporativa como ferramenta para a comunicação interna têm percebido que o ROI vem da redução de despesas e gargalos de receita, como o uso de telefone, tempo de realização de tarefas e busca por informações internas, gastos com papel e impressão e até deslocamentos e viagens.

Benefícios de uma Rede Social Corporativa

Ambiente integrado

Uma das características mais importantes para definir o que é rede social corporativa é a geração de um ambiente mais integrado. Por meio da ferramenta, os colegas podem trocar ideias, estimulando a troca de informações. Além disso, é possível enviar recados para grupos específicos (como os departamentos da empresa) e fazer chamados para eventos corporativos com listas de presença. O sistema viabiliza a integração e, com isso, a melhoria do clima organizacional e das relações entre os colaboradores.

Estímulo ao colaborativismo

Além da geração de um ambiente mais integrado, outra característica que ajuda a definir o que é rede social corporativa é o estímulo ao colaborativismo. A ferramenta pode comportar discussões e conversas sobre produtos, processos e serviços da organização, encontrando soluções com a ajuda da equipe. Com as contribuições dos colegas, a inovação fica muito mais próxima da sua empresa.

Visibilidade das ações

Apesar de cada setor ter suas metas e objetivos, todos eles convergem para os objetivos e metas gerais da empresa. Por isso, todos devem estar conscientes de que, se uma área não bate sua meta, toda a empresa sofre. Com uma rede social corporativa, todas as áreas têm a possibilidade de mostrar para a empresa o que está sendo feito, inclusive suas dificuldades na execução de uma atividade. Assim, é possível que outros colaboradores possam trocar experiências, a fim de ajudar o setor que está passando por dificuldades.

Integrar escritórios em diferentes cidades e países

Grandes companhias possuem filiais distribuídas em diversas regiões. Conectar colaboradores é um grande desafio que as redes sociais corporativas estão conseguindo superar. A comunicação se torna mais objetiva e o formato da plataforma permite uma maior colaboração entre os funcionários.

Reduzir a necessidade de reuniões presenciais

Muitas discussões antes feitas pessoalmente podem agora serem estendidas na rede social da empresa. A vantagem é a documentação de todas as conversas por meio de fóruns de discussão. Além disso, as próprias plataformas já contam com sistemas de bate-papo que facilitam a comunicação instantânea.

Facilitar a vida de quem precisa trabalhar de casa

O trabalho em home office é uma realidade cada vez mais presente em grandes centros. A falta de mobilidade urbana e os custos de deslocamento contribuem para este novo cenário. As redes sociais corporativas são acessadas de qualquer navegador e permitem que os colaboradores estejam conectados, independemente de onde estiverem.

Incluir o cliente em processos internos específicos

Em alguns casos é possível trazer o cliente para discussões sobre projetos em comum, melhorias contínuas. Uma rede social corporativa é uma excelente forma de colher feedback do cliente que, estando na sua rede, atua como um fiel colaborador. Além disso, mostrar que sua empresa está aberta ao diálogo e relacionamento é muito bem visto pelo cliente, que pode se tornar um evangelizador da sua marca

Diminuir o volume de e-mails circulares e a congestão das redes

O e-mail é, na maioria das empresas, a principal forma de comunicação entre os colaboradores. Com o crescimento do uso do correio eletrônico, muita informação se perde em meio a quantidade de informação que recebemos diariamente. Além disso, discussões iniciadas por grupos de e-mails são difíceis de serem documentadas. As redes sociais estão substituindo os e-mails por serem mais práticas, objetivas, facilitam os casos em que a comunicação precisa ser rápida. Sem contar que por meio de fóruns e comentários é possível, de forma organizada, propor discussões e melhorias sobre determinado assunto.

Centralizar o conhecimento da empresa

Novos colaboradores estão sempre entrando nas empresas e elas precisam dar conta de integrá-los e deixá-los por dentro de todas as estratégias e operações. Isso pode ser bastante oneroso para o time de Recursos Humanos e para toda a empresa. Por isso, ter um local onde todo o conhecimento da empresa está centralizado e permite aos funcionários buscar com mais facilidade e rapidez as informações que precisa. Redes sociais corporativas geralmente trazem áreas específicas para fazer gestão de arquivo de modo mais eficiente, por exemplo, onde os colaboradores podem procurar arquivos e documentos que lhes ajudarão na rotina diária de trabalho.

 

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