VOIP

O termo VoIP, do inglês, “Voice over Internet Protocol”, significa voz através do IP. Traduzindo, é simplesmente um telefone com base em um computador conectado à internet.

Essa tecnologia de voz nasceu nos anos 90 e é usada aproximadamente por 30% das empresas e em vários aplicativos que usamos no dia a dia. Apesar disso, poucos compreendem realmente o que é o VoIP e como ele funciona.

Neste artigo, vamos compartilhar tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia que veio para ficar.

Breve Histórico sobre o VoIP

Com 27 anos de idade, o VoIP revolucionou a comunicação ao redor do mundo. As primeiras chamadas pela internet foram feitas em 1974, mas a tecnologia como a conhecemos hoje foi inventada pela empresa Israelense VocalTec em 1995. Começou como um projeto residencial até se tornar comercialmente disponível.

A mesma empresa também lançou o correio de voz e depois o telefone baseado em VoIP que ligava para outros telefones. Nos anos 1990, quando o preço do computador começou a se tornar acessível para mais pessoas, o VoIP passou a ser visto como uma ótima opção para redução de custos para pessoas e negócios.

Em 2000, a qualidade da chamada virtual aumentou drasticamente com a popularização da banda larga.

Porque VoIP?

Se você tiver uma internet com velocidade razoável é possível ter acesso a um serviço de VOIP com ótima qualidade, ao invés de contratar o serviço de telefonia tradicional. Algumas empresas usam VOIP e o serviço de telefonia tradicional ao mesmo tempo, uma vez que o telefone pela internet é mais barato, mas em geral não possuem os serviços públicos associados, como polícia (190) ou bombeiros atrelado. Dito isso, vamos então às vantagens desta tecnologia.

Abrangência

Com o VoIP é possível fazer chamadas por diferentes sistemas. É possível usá-lo através do telefone convencional. A simplicidade de infraestrutura torna o VoIP globalmente aceito e adaptável.

Flexibilidade

Chamadas podem ser automaticamente redirecionadas para qualquer telefone dentro da rede de internet utilizada. Isso significa que você pode levar seu telefone VoIP para uma viagem ou qualquer lugar em que possa ter acesso a internet e ainda sim receber as ligações. Além disso, o VoIP também funciona no tablet, celular e vários outros dispositivos, desde que tenha o aplicativo correspondente instalado.

Economia

Na maioria das vezes, o principal motivo para adesão do VOIP é a redução do custo da conta de telefone. Simplesmente não tem comparação. Imagine fazer ligações ilimitadas e para qualquer lugar do mundo pela preço de ligação local… É por isso que é possível se reduzir 70% da conta telefônica de uma empresa com tranquilidade.

Escalabilidade

Para várias pequenas e médias empresas, escalabilidade é uma preocupação. Com o VoIP, é fácil adicionar novos usuários com novos sistemas e dispositivos. Isso sem falar que é possível ter várias pessoas na mesma linha, o que facilita bastante em reuniões de negócios.

Funcionalidades Diversas

  1. Você pode criar um número virtual customizável para que seus clientes se sintam confortáveis e seguros em ligar ou atender chamadas quando estiver ligando para diferentes DDDs ou DDIs (outros países). Ocultar o número de telefone quando precisar é outra possibilidade também.
  2. É possível se ter uma assistente virtual que vai cuidar do primeiro contato com o cliente, da mesma forma que várias empresas de telecomunicação fazem para  resolver demandas de forma mais ágil e organizada.
  3. Já pensou em integrar o interfone também com sua linha telefônica para ganhar mais agilidade no atendimento também? Essa é outra possibilidade.
  4. Seu time de vendas perde tempo registrando os contatos telefônicos em outro sistema depois de fazer as ligações? Esta é outra vantagem: o VoIP permite integração com CRM (sistema de relacionamento com clientes).
  5. Quer reduzir a sensação de espera no atendimento de clientes? Muitas empresas de call center usam músicas de fundo com esse objetivo.

Como usar o VoIP?

O VoIP pode ser usado no computador do escritório, de casa, no notebook ou virtualmente em qualquer dispositivo.  É possível inclusive usá-lo como um telefone tradicional se o sinal analógico é convertido para o digital.

Para utilizá-lo, siga os seguintes passos:

  1. Contrate um serviço de VoIP. Boa parte deles acompanha um software a ser baixado gratuitamente da internet;
  2. Configure sua conta. Isso geralmente envolve inserir dados geográficos, pessoais e criar um nome de usuário;
  3. Selecione a conexão de internet, microfone e saída de som. Alguns provedores fazem este procedimento automaticamente;
  4. Abra o aplicativo;
  5. Faça a chamada!

E você?

O que acha da telefone por internet?

Tem alguma desvantagem ou vantagem que não mencionamos aqui que considera importante?