Gestão da Tecnologia da Informação ( TI ) é a administração dos recursos tecnológicos utilizados no processo de tratamento da informação de uma empresa, instituição ou organização. Esse processo envolve coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação, distribuição e avaliação de dados, que serão convertidos em informações úteis para a tomada de decisão.
Com a evolução das tecnologias, as empresas têm à disposição um conjunto de ferramentas que permitem entender melhor o negócio e desenvolver produtos e serviços específicos para atender às necessidades dos clientes. Por isso, dizemos que a gestão de TI se tornou uma vantagem competitiva.
Qual é o papel do Gestor de TI:
– Manter o desempenho de serviços;
– Promover a transformação digital na empresa;
– Manter a satisfação dos usuários e clientes dos serviços;
– Fazer a gestão da equipe de TI;
– Gerenciar riscos que a TI pode causar ao negócio;
– Dar suporte aos processos organizacionais;
– Alinhar o uso da TI aos objetivos estratégicos da empresa.